Exercícios específicos para Escoliose
Sessões de Fisioterapia com exercícios direcionados à correção da sua Escoliose, que favorecem a estabilização e o equilíbrio do seu corpo.
Compreender os Exercícios Específicos para Escolioses
A Escoliose é uma alteração tridimensional na coluna vertebral, formada por uma inclinação e rotação das vértebras, e geralmente uma redução das curvas fisiológicas.
O fisioterapeuta faz uma avaliação detalhada (postura, mobilidade, força), que terá de ser acompanhada de radiografias, e define os exercícios mais adequados a cada indivíduo (com base no método S4D).


Conheça o Método S4D
O método S4D segue as regras da Sociedade Internacional do Tratamento da Escoliose (SOSORT) e tem como objetivo impedir a progressão da curva escoliótica, melhorar o alinhamento e a postura, promover a mobilidade o fortalecimento muscular e diminuir a dor. Desta forma haverá uma melhoria da funcionalidade e da qualidade de vida do utente.
O método baseia-se nos seguintes aspetos:
- Posturas que favorecem a estabilização e o equilíbrio do corpo
- Exercícios focados na atividade diária do utente
- Auto-Correção do utente com princípios S4D:
- Crescimento no próprio eixo (vertical)
- Correção da inclinação lateral
- Correção na rotação
- Correção no Plano Sagital (lado direito e esquerdo)
Entenda melhor o que é uma Escoliose
Existem vários tipos de Escoliose. A Escoliose idiopática, a mais frequente, geralmente aparece durante a adolescência. Contudo, também existe a Escoliose congênita (quando há malformações na coluna desde o nascimento), Escoliose neuromuscular (relacionada com condições que afetam os músculos ou os nervos, como paralisia cerebral ou distrofia muscular) e Escoliose degenerativa (que aparece em adultos, muitas vezes devido ao desgaste da coluna com o envelhecimento).
A escoliose no estágio inicial nem sempre é facilmente identificada e pode ser percebida somente quando há agravamento da curvatura. No entanto, devemos estar atentos aos seguintes sinais, especialmente na pré-adolescência e adolescência:
- Inclinação do corpo lateralmente
- Ombros desnivelados
- Bacia assimétrica
- Uma perna maior que a outra
- Mamilos assimétricos
- Costelas salientes de um só lado do tórax
- Cintura com curvas diferentes de um lado e do outro
A escoliose pode ser acompanhada de queixas álgicas, embora a dor não seja habitualmente o primeiro sintoma. Contudo, consoante a progressão da patologia, pode intensificar.


Tratamento
O tratamento da Escoliose deve ter em conta vários aspetos: idade do utente, grau e padrão da curvatura e intensidade da dor e quanto a criança ainda poderá crescer.
De acordo com a maior conferência internacional de Escoliose, SOSORT 2015, uma curva de 10 a 25 graus tem necessidade de tratamento com exercícios específicos para escoliose, baseados em evidência científica, que deverão ser orientados por fisioterapeuta.
Apesar de geralmente a escoliose surgir antes da idade adulta, esta pode gerar muitas complicações nesta etapa da vida. E a evidência científica mostra que os exercícios utilizados em crianças e adolescentes também são eficazes nos adultos. Estes exercícios contribuem não só para a estabilidade da curvatura mas também para o fortalecimento dos músculos da coluna vertebral, possibilitando o retrocesso da curvatura em alguns casos.
Benefícios que Fazem a Diferença
Previne Agravamento das Curvaturas
Exercícios direcionados que ajudam a corrigir e manter uma postura mais alinhada.
Reduz Dores
Com a melhoria da postura e o fortalecimento muscular, podera haver uma redução significativa das dores nas costas.
Melhoria da Respiração
Como a escoliose pode afetar a função pulmonar, alguns exercícios focados podem ajudar a expandir a caixa torácica e melhorar a capacidade respiratória.
Faça a sua Marcação!
Pronto para dar o próximo passo?
Ligue-nos ou preencha o formulário, estamos à sua espera!